segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sempre ele.

And in her eyes you see nothing,
No sign of love behind the tears cried for no one,
A love that should have lasted years.
(The Beatles)

Um ricaço de West Egg promove festas nababescas em sua mansão. Com uma taça de champanhe legítima na mão, desprezada sempre antes do fim, observa o combinado de grunhidos, perfumes e afetações do alto da varanda. Nunca conseguiu se divertir. Todas as notas de jazz tentam reparar uma perda inesquecível, a perda de Dayse, sua namorada de adolescência. Há anos espera a madrugada do reencontro, quando ela, finalmente, borboleteará toda a sua futilidade pelos jardins bem cuidados da residência. Ela nunca chega; talvez nunca tenha havido amor no seu olhar. Por Dayse, Jay Gatsby virou milionário, desafiou leis, comprou brigas infindáveis, chorou lágrimas secas, atraiu toda a maledicência da província. Ela nunca se importou; a aparência borbulhante do seu castelo de cartas sempre pareceu mais viçosa. Ele compreende a impossibilidade: "Às vezes a gente perde o principal, meu velho". Às vezes não, Gatsby.

Baita história - forte, doce e triste, como a vida. Sem dúvida, o mais bem escrito romance de Scott Fitzgerald, embora não seja o meu xodó (http://jadices.blogspot.com/2009/10/meus-mais.html). É a sexta vez que leio e sempre fico impressionada. Como disse o MESTRE Paulo Francis, "se você algum dia foi jovem e se apaixonou, Fitzgerald escreveu este livro... só para você".

É isso aí, meu velho.

4 comentários:

  1. Concordo com vc, The Great Gatsby é uma história fantástica que merece ser relida várias vezes. Gosto muito do seu blog, da sua criatividade e principalmente do seu jogo com as palavras. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Também acho o mais bem escrito. Embora ainda goste mais de "Suave é a Noite"; nesse, quase chegamos a sentir a dor de Fitzgerald enquanto redigia a história.

    ResponderExcluir
  3. Bom, nem falo nada. "Suave é a noite" é meu xodó completo. Relação passional com o livro, desde sempre, sobretudo pelo "dolorido" do processo.

    ResponderExcluir